HD em falta! Entenda como as inundações na Tailândia podem influenciar em seu orçamento

Já perceberam o quanto está difícil encontrar HD (disco rígido) no mercado? Micro-sata impossível alguma empresa vender em Manaus, até mesmo em São Paulo está difícil de encontrar, SSD então nem adianta tentar, em nossa terra poucos sabem do que se trata.

Os mais baratos e normais como IDE, SCSI, SATA estão o dobro ou já o triplo do preço. Pois bem, explico, as águas das monções, inundações ocorridas na Tailândia, conseguiram estacionar as máquinas de 14 mil fábricas do país, que é o segundo maior produtor de discos rígidos do mundo, afogando o já asfixiado mercado de computadores pessoais (PCs).

A Tailândia produz entre 40% e 45% dos HDs do mundo e é a terra natal das maiores fabricantes globais. Para se ter idéia da tragédia, A WD (Western Digital) possui duas imensas fábricas nos parques industriais de Bang Pa-in e Navanakorn e essas duas plantas foram inundadas como se fossem aquários gigantes. A própria empresa já divulgou que isso trará impactos negativos para esses últimos meses de 2011.

Porém, fica a pergunta, como isso nos afetará?

 1) Máquinas que estão disponíveis para venda neste período de Nov/Dez/Jan já foram produzidas e o normal é que as grandes empresas como HP, Acer, Asus, Dell e Apple possuam seus estoques abastecidos de HD’s e peças.

A partir de Jan/Fev 2012 não faltará computador, mas devido a lei capitalista da procura e oferta, fará que os fabricantes repassem os custos mais elevados das peças aos seus clientes. Então, alerta total nesses próximos 3 meses na aquisição de computadores.

 2) Quem mais sofrerá com isso? Os compradores avulsos de HD ou pequenos fabricantes que não possuem estoque de peças em grande escala.

 3) Espertões estão soltos no mercado, em Manaus HD’s já estão custando cerca de 1 real por 1 GB.

 Resumo: Se está pensando em comprar HD ou um computador, analise se não faz mais sentido comprar agora ou pelo menos fique alerta para como o mercado irá reagir, espera-se um aumento de 20% a 40% no valor dos computadores devido esse atual problema.

O gráfico abaixo mostra como exemplo a real e atual (20-Nov-11) variação de preço do HD  Western Digital 1TB 7200 RPM, modelo RE4 WD1003FBYX, de USD 107 para 249.

Fontes:

oglobo.com

maxland

cnet

Etiquetado , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “HD em falta! Entenda como as inundações na Tailândia podem influenciar em seu orçamento

  1. […] Entenda mais o ocorrido lendo o post anterior. Share this:TwitterFacebookLike this:LikeBe the first to like this post. Tagged Disco Rígido, empresas, Falta, HardDisk, Hd, Inundações, Tailandia, WD […]

Área livre para expressar sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: