Consumerização, resistir ou aproveitar?

Em um passado não tão distante, somente as pessoas de TI eram conhecedores dos temas de tecnologia. As pessoas nos procuravam constantemente para perguntar qual era o melhor computador, processador ou memória, a melhor máquina fotográfica, até mesmo o melhor pen drive quando estavam interessadas em adquirir algo.

Também consideravam o trabalho um lugar poderoso, onde só lá, ela possuía um equipamento capaz de prover acesso a internet rápido sem se preocupar com a quantidade baixada de arquivos e sempre aparecia na empresa as máquinas super poderosas chamadas “servidores” ou “switches”. Impressora então nem se fala, as mais capazes somente com senha, imaginem então uma dessas sem fio, ah, isso só na matriz, nos EUA.

Pois bem, isso foi 10 anos atrás, hoje as pessoas possuem tablets, smartphones, laptops, impressoras descartáveis (wi-fi), HD externos, Pen-drives “espaçosos”, aplicativos diversos, windows 7, iOS atualizado, MacOS, navegadores rápidos, melhores câmeras digitais em HD, contas no Google, Hotmail, Yahoo e todas as redes sociais disponíveis, Facebook, Google +, LinkedIn e por aí vai. Tudo a custo, quando não baixo, zero.

São mais independentes dos ITanos e sem se dar conta carregam muitas destas coisas pro trabalho e querem (e conseguem) de alguma maneira conciliar em seus dispositivos o trabalho e a vida pessoal.

Bom, chegamos, isso é a “Consumerização”. Já não há como pará-la, não é uma moda, é o mundo como é hoje.

Mas e aí? Devemos aceitar? Negar? Caçá-la? Que posição ou postura nós que estamos em TI devemos tomar dentro de nosso trabalho? Sim, devemos refletir pois somos nós os responsáveis por garantir padrões com segurança e budget controlado.

Minha opinião é que devemos assumir e aproveitar as oportunidades que a “consumerização” promove. Só temos a ganhar com ela, ter pessoas mais capacitadas e consciente do funcionamento de equipamentos e aplicativos nos ajuda por exemplo a não perder mais tempo para temas que antes todos tinham dúvidas.

Pessoas que entendem o conceito “salvar arquivos na nuvem”, que sabem dos riscos de um “falho backup”, que sabem como usar um “smartphone” de maneira eficiente nos ajudam por exemplo a reduzir tempos de suporte ou treinamento, permitindo TI gastar seu tempo planejando como agregar valor ao negócio.

Porém, antes devemos entender que para isso funcionar, precisamos criar um ambiente muito bem controlado com regras muito bem definidas e apoiadas pelo Staff. Políticas de padronização e segurança bem divulgadas e sendo seguidas por todos (sem restrição) é algo essencial para ter bom proveito da Consumerização.

Não há como negar, equipamentos modernos, portáteis e que permita conexão com meio externo hoje estimula, e muito, a produtividade de colaboradores que estão conectados a todo momento ao trabalho, mesmo em suas horas de lazer.

Então chegou a hora de colaborar com este mundo e não tenha dúvida que apoiar isto é tornar sua vida mais fácil.

Boa semana.

Etiquetado , , , , , , , , , , ,

Área livre para expressar sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: